Conselho de Segurança da ONU prorroga regime de sanções ao Sudão do Sul
O Conselho de Segurança das Nações Unidas renovou na sexta-feira(29), por mais um ano, o regime de sanções ao Sudão do Sul, incluindo o embargo de armas, congelamento de bens e proibição de viagens.
A resolução, da autoria dos Estados Unidos da América foi adoptada com nove votos favoráveis dos 15 Estados-membros do Conselho de Segurança.
A China, Rússia, Paquistão, República Democrática do Congo, Somália e Libéria, abstiveram-se numa resolução que renova o regime de sanções até 31 de Maio de 2027 e prorroga o mandato do Painel de Peritos que auxilia o Comité de Sanções até 01 de Julho de 2027.
O país, a mais jovem nação do mundo, é assolado por conflitos mortais desde a sua independência em 2011. Nas últimas semanas, os confrontos intensificaram-se entre as forças leais ao Presidente, Salva Kiir, e as milícias da oposição leais a Riek Machar, o vice-Presidente que foi afastado e está em prisão domiciliária há um ano.
Data: 31/05/2026 08:59:54
Editor(a): António Augusto
